Publicidade

Os melhores guitarristas da música gospel

Estive pensando em fazer um post sobre os guitarristas do meio gospel que tem se destacado nesses últimos anos. Visto que a música gospel vem alcançando nesses últimos tempos um espaço "memorável" no meio musical, escolhi dentre  muito alguns guitarristas que com certeza merecem estar aqui, por seu esforço e dedicação na música gospel.

Se esqueci de aqlguém, por favor me lembre, que estarei colocando aqui o mais rápido possível...

Aí vão eles.

(Lembrando que a ordem não influencia na capacidade ou técnica de cada um...)

1 - Juninho Afram (Oficina G3)
José Afram Júnior, mais conhecido como Juninho Afram (São Paulo, 9 de outubro de 1970), é um músico brasileiro, e é o guitarrista, vocal de apoio, e um dos criadores da banda cristã de metal progressivo Oficina G3. Juninho também faz parte do Tagima Dream Team, um grupo que reúne alguns dos melhores músicos do Brasil. Já foi numerosas vezes considerado um dos melhores guitarristas do país, sendo comparado a grandes guitarristas como Kiko Loureiro e Edu Ardanuy. Juninho é o único integrante da formação original do Oficina G3 que continua na banda.

2 - Oz Fox (Stryper)

Dono de uma técnica invejável, Oz Fox se destaca no meio gospel com a banda Stryper.

O nome "Stryper" é referência à palavra "stripes", do verso 5 do Capítulo 53 do livro bíblico de Isaías:

Em inglês, na Bíblia versão King James: "But he was wounded for our transgressions, he was bruised for our iniquities: the chastisement of our peace was upon him; and with his stripes we are healed."
Em português, na Bíblia NVI: "Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."

Esta referência bíblica (Isaías 53:5) também faz parte do logotipo da banda.

No contexto do verso bíblico acima, a palavra "stripes" significa "ferida", ou seja, as marcas causadas pela flagelação que Jesus Cristo viria a sofrer.

Além deste significado, a palavra "stripes" também pode ser traduzida para o português como "listras", o que conferiu à banda o visual listrado característico de seus primeiros anos, além das listras no logotipo.

Posteriormente, o baterista Robert Sweet criou um Retroacrônimo para o nome "Stryper", ou seja, transformou a palavra STRYPER em um acrônimo (sigla):

Salvation Through Redemption, Yielding Peace, Encouragement and Righteousness.
(Em português: "Salvação Através de Redenção, Trazendo Paz, Encorajamento e Retidão".)

3 - Carl Johan Grimmark (Narnia)


Tá todo mundo curtindo nosso blog! Curta você também!


Carl Johan Grimmark nasceu a 29 de Fevereiro de 1971, em Gotemburgo, na Groelandia. É conhecido por fazer parte das bandas Narnia, Saviour Machine e Rob Rock.

Christian Liljegren e Carl Johan Grimmark se encontraram pela primeira vez em 1993 em Jönköping, uma cidade no sul da Suécia. Nessa época, Christian e sua banda Modest Attarction estava para lançar o primeiro álbum deles: The Truth In Your Face. Carl era membro de uma banda chamada Sentinel. Eles trocaram entre si os números de telefone e entraram em contato.

Vários anos se passaram e ambos Christian e Carl tiveram dificuldades com as suas bandas. Modest Attraction produziu seu segundo álbum Divine Luxury, na mesma época em que Carl Johan decidiu sair da banda Sentinel. Além disso, em 1996 Christian ligou para Carl Johan e lhe perguntou se ele estava interessado em trabalhar juntos num projeto. Christian tinha paixão pelo hard rock melódico, da qual não estava autorizado a explorar na banda Modest Attraction. Carl Johan ficou interessado no projeto ao longo da conversa.

Poucos meses mais tarde, Christian chamou Carl de novo e disse-lhe que Modest Attraction iria na turnê para a Alemanha e o guitarrista Stephan Mohlin não poderia acompanhá-los. Desta forma, Johan substituiu Stephan. Stephan logo depois deixou a banda, e Carl Johan foi questionado se ele gostaria de ser membro permanente da banda. Carl Johan aceitou, dando assim, tempo para eles planejarem o projeto. Eles levaram um pouco de velhas canções de outras bandas e as modificaram de acordo com as próprias preferências. In setembro de 1996, eles foram para o Top Recording Studio. Carl Johan gravou todos os instrumentos e Christian, os vocais. As gravações levaram vários meses. Eles tinham muitos convidados no álbum, incluindo Jakob Persson que mais tarde tocou baixo no Narnia. Janne Stark foi responsável pelos solo de guitarra e Mart Hallek tocou violino.

Em janeiro de 1997, as gravações finalmente terminaram. Depois de duro trabalho, o álbum Awakening foi mixado.

Graças ao empresário deles, Magnus Söderkvist, o álbum foi aceito por 10 selos japoneses. Finalmente, Narnia decidiu por Pony Canyon. Em maio, Christian e Carl foram na última turnê deles com o Modest Attration. Eles encontraram Matthias Mittelstädt que possuía uma empresa chamada MCM Music. Mittelstädt, junto com seu irmão, Rainer MAtthias, amaram o álbum e Mittelstädt virou o empresário da banda.

Com uma demo em mãos e novo empresário, eles começaram a buscar por novos e talentosos membros e finalmente Narnia nasceu.

4 - Roger Franco (Acompanhou David Quinlan, Hoje está na banda Freedom)

Filho de pastor, sempre teve contato com a música através da igreja. Começou a tocar bateria aos 13 anos, depois ganhou um violão do seu pai e aprendeu alguns acordes. Praticava o que aprendia tocando nos cultos da igreja. Foi quando começou a gostar do instrumento e resolveu comprar sua primeira guitarra. Se apaixonou! Iniciou a vida como músico-guitarrista aos 20 anos, e aos 22 já tocava profissionalmente.

Após passar vários anos com David Quinlan, no Ministério Paixão Fogo e Glória, hoje está na banda Freedom.





5 - Déio Tambasco (Renascer Praise, Chitaozinho e Xororó etc etc etc)


Nasci em São Paulo em novembro de 1972. Fui criado sob os ensinamentos do Senhor, e fui muito bem educado. Aos 13 anos, já arranhava no contra-baixo, instrumento que depois passaria ao meu irmão, Duca (Oficina G3).
Depois fui migrando até chegar na guitarra, meu instrumento. Depois resolvi cantar, e me tornei um “guitarrista que canta”, como meus ídolos, Hendrix, Santana, Clapton, Robben Ford, Eric Johnson, etc...
Nessa brincadeira, acabei gravando 2 Álbuns, e agora estou produzindo o meu 3º.

Passei por bandas como Troad, e Katsbarnea, mas até hoje sou guitarrista do Renascer Praise, e sempre mantenho meu trabalho solo. Para este, montei uma banda na qual conto com a força de Flávio Benez, que já tocou comigo em uma das formações do Kats.

Hoje não sou endorser de nenhuma marca nacional ou internacional, mas já andei me aventurando com algumas marcas no decorrer dos anos.

Amo lutar jiu-jitsu, esporte-filosofia que me mantém calmo, sereno e todo quebrado. ( ironicamente a tradução de jiu-jitsu é - arte suave; pelo menos era pra ser assim )

Sou casado com Evy, e juntos estamos esperando um bebezinho, que deve chegar em alguns meses. Por isso posso dizer que sou um homem realizado, pois sirvo a D-us, e tenho uma família linda.

Shalom.

6 - Ozielzinho (Banda Altar, GuitarBattle etc)



Quem não conhece esse aqui. rsrsrsrs???

Nascido de família de músicos, Ozielzinho teve o primeiro contato com a musica aos 9 anos e através da internet ganhou reconhecimento nacional e internacional chegando a ser finalista do concurso mundial de guitarristas na Inglaterra, o GUITAR IDOL, também foi o melhor guitarrista do ano de 2006 pela revista Seleções.


Tocou ao lado de grandes nomes da guitarra nacional como Kiko Loureiro, Frank Solari, Joe Moghrabi, Sydnei Carvalho e Marcelo Barbosa. Em entrevista ao programa Stay Heavy o guitarrista Rafael Bittencourt, da banda ANGRA, teceu elogios ao talento musical do artista.

Atualmente Ozielzinho realiza workshops por todo Brasil, é guitarrista da banda O ALTAR e é endorser das guitarras e violões CONDOR, cordas e pedais NIG, captadores EMG, amplificadores ORANGE e pontes GOTOH.

7 - Téo Dornellas (PG, David Quinlan etc. - A pedido da galera)


Iniciou sua trajetória como musico em Araçatuba, uma cidade do interior de São Paulo, aos 13 anos de idade, já começava tocando em igrejas evangélicas e lá já montando suas primeiras bandas de rock, funk, pop e etc. Aonde tinha como referência musical: Yngwie Malmsteen, Paul Gilbert, Steve Lukather, Steve Vai, Richie Kotzen, John Petrucci, entre outros.

Com 15 anos de idade, teve o privilegio de participar de uma das bandas gospel mais bem conceituadas da época a Banda Kadoshi, aonde tocou por oito meses. Aos 17 anos passou a dedicar-se música instrumental. Foi quando começou a se interessar pelo Jazz/Fuzion e suas variantes, desde então tem procurado a entender e desenvolver cada vez mais esta linguagem também escutando músicos como: Frank Gambale, Allan Holdsworth, Pat Metheny, Pat Martino, Greg Howe, Scott Henderson, entre outros, músicos que neste aspecto tem muita informação a passar, estudou com grandes músicos como: Fernando Corra, Kiko Loureiro, Eduardo Ardanuy, além de ter participado de workshops com grandes nomes da música Brasileira como: Michel Leme, João Castilho, Kiko Loureiro, Mozart Mello, Paulo Braga e Celso Pixinga.

Também cursou o Conservatório Dramático e musical Carlos de Campos de Tatu (um dos melhores e maiores Conservatórios da América Latina), aonde desenvolveu muito, e vem aprimorando cada vez mais sua linguagem musical, l estudou com grandes nomes da música como, Ari Piassarollo, Paulo Braga, Paulo Flores e etc. Ministrou um curso de 50 horas de violão e guitarra para o P.A.A.E, (Programa de ação e educação) da prefeitura São José do Rio Preto SP. Iniciou um projeto musical com um trio: Baixo, bateria e guitarra, com dois músicos do meio gospel, (Ted e Bal: Ex Banda Kadoshi), gravou também um CD instrumental (Entropia) com a Banda Fast fuzion com temas próprios voltados a fusões (Fuzion) entre rock, samba, latins, jazz.

Com a música instrumental, Téo desenvolve um trabalho com os músicos, Adriano Sambatti no (Baixo) e Ivan Lopes na (Bateria), Jessé no (Teclado) chamado, (Quartfuza), tocando músicas próprias e algumas já conhecidas, o som do trio bem voltado ao Rock/Groove/Fuzion. Tocou por todo o Brasil com o cantor PG, cantor de Gospel Rock (Ex Vocalista da Banda Oficina G3), gravando com ele o seu primeiro CD solo, intitulado: Adoração, um CD de Rock`n Roll e baladas. CD este que já atingiu a marca de mais de 80 mil cópias vendidas, conquistando assim; disco de ouro.

No dia 21 de Abril de 2005, Téo Dornellas participou do Evento Clamor pela Paz, que reuniu mais de 100 mil pessoas, na Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro RJ gravou também o segundo CD do PG chamado, (De Um Lado A Outro), um CD atual com baladas pesadas e Rock`n Roll progressivo, que ganhou disco de ouro também, em 22 de setembro de 2007 gravou o novo CD e DVD, com o cantor PG chamado (Eu Sou Livre). Gravou também o DVD Drummed on Classic com o Baterista Lufe Ex Oficina G3, um DVD com a junto da música clássica com uma bateria rock e progressiva e guitarras distorcidas.

Esse ano de 2010 Téo Dornellas tocou com David Quinlan e lançou seu primeiro CD instrumental chamado “Do Calabouço ao Palácio”, um CD de Rock´n Roll com uma sonoridade atual, baladas rock e uma pitada progressiva.

Em Junho de 2010 voltou para banda do cantor PG, e tem viajado por todo o Brasil, na nova turnê do CD “A Conquista”

Em relação a workshops e workshows Téo tem viajado por todo o Brasil lançando seu CD, com um projeto bem didático e expressivo.

Téo Dornellas usa Boss Effects, Guitarras Condor, Amplificadores WG, Pedal Wah Morley, Luthier Careka e Correias Basso Straps, Cabos Sparflex, Cordas Soles/Groove e Palhetas Ferez

8. Cacau Santos (Guitarrista e Produtor de muitos artistas gospel)
O guitarrista pernambucano é uma das principais referencias do instrumento, não apenas pela dedicação, mas sua trajetória denuncia uma vivência composta de diferentes nuances dentro da Cultura Brasileira.

Cacau Santos tem uma carreira profissional de mais de 20 anos de trabalho e dedicação à guitarra é considerado um dos melhores guitarristas por seu ecletismo, abrangendo desde a música regional, instrumental até o jazz, funk, rock e a black music,  por isso é requisitado para vários festivais, projetos musicais no meio secular e no gospel.

Participou de várias gravações de grandes nomes da Música Popular Brasileira como Alceu Valença (PE), Silvério Pessoa (PE), Lennine (PE), Quinteto Violado (PE), Almir Rouche (PE), Marron Brasileiro (PE), Cristina Amaral (PE), Kelly Bennevides (PE), Carlinhos Veloz (MA), Gerlane Lopes (PE), Aduílio Mendes (CE), Luiz Marcelo (CE), Naná Vasconcelos (PE), Cláudia Soul (PE), Makiko Yoneda (Japão).

No meio Gospel grava e acompanha os melhores artistas da música evangélica no país como Aline Barros (RJ), Carlinhos Felix (ES), Sérgio Lopes (RJ), Fernanda Brum (RJ), Melissa (SP), Waldecir Aguiar (RJ), Maurílio Santos (SP), Marcos Góes (RJ), Cláudio Claro (RJ), Canção Nova (SP), Canto d`alma (PE), Armando Filho (PE), Eunice Filho  (PE),IBML (PE), Comunidade da Graça (PE), Valmir Fernandes Ex-Milad (GO), Cristianne Assis (PE), Cláudio Ferre (PE), Ricardo Lira (PE), Josely Ramos (PE), Davi Wanderley (PE), Lury (PE), Katiusa (PE), Toinho de Aripibú (PE), Silvino Silvestre (PE), Marcone Silva (PE), Jr. Gideão Project (PE), Nice Cavalcante(PE), e o cantor Marcos Antonio com quem realiza trabalho de Leader-Band.

Alguns desses projetos foram também produzidos por Cacau Santos. Com talento inigualável tem se destacado entre os ícones da guitarra brasileira através dos grandes festivais onde tem se apresentando, acompanhando e sendo acompanhado Montreux Jazz Festival (Europa) - um dos maiores festivais de jazz do mundo -, Cascavel Jazz Festival (PR),  Bourbon Street  2004/2005 (SP), Wien Jazz Festival (Viena), Zuric Jazz Festival (Europa), Frankfurt Festival (Alemanha), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Recife Jazz Festival (PE), I Guitar Night (PE), Dixieland Jazz Festival (PE),  Festival Um Sopro de Brasil (SP) - Documentário Gravado em DVD no Sesc Pinheiros com a Orquestra SPOKFREVO - mais novo nome  da música Instrumental Mundial - , o TIM Festival 2005 RJ/SP  (Prêmio TIM  de Revelação Spokfrevo), Festival de Inverno Campos de Jordão (SP), Expomusic 2006, Expocristã 2006, IV Cover Baixo Festival - IB&T (SP), Guitar Player Festival 2006(PE), participou também  do Canta Nordeste realizado pela Rede Globo de Televisão como músico e arranjador.

Cacau Santos exerceu a função de músico na Igreja Internacional da Graça  do Missionário R.R. Soares em SP, com transmissões nos canais abertos locais e exterior Band Tv, Rede Tv e Rit-TV, e músico levita da IBML-Recife (PE) Pastor Duard Lisboa.
 
9. Bob Hartman (Banda PETRA - A pedido da galera)

Bob Hartman (n. 26 de dezembro de 1949 em Byron, Ohio) é um guitarrista e compositor americano, conhecido pelo seu trabalho com a banda de Rock cristão Petra, da qual é fundador. Hartman é também formado em psicologia pela Bowling Green State University (Ohio).

Petra é uma banda norte-americana de rock cristão formada em 1972 pelos guitarristas e compositores Bob Hartman e Greg Hough.



"Petra" significa "rocha" em grego, e é uma alusão tanto ao estilo musical da banda (rock é o termo em inglês para rocha) como também à crença cristã na Bíblia, pois os cristãos referem-se a Jesus Cristo como A Rocha, ou como diz a Bíblia, "a pedra angular rejeitada pelos construtores"[1].


Petra é uma banda de grande sucesso no meio cristão, tendo ganhado muitos prêmios e vendido milhões de discos. Seu pioneirismo no estilo é aclamado por fãs até hoje. Muitas bandas que vieram depois se inspiraram no Petra. Os primeiros anos da banda no entanto foram de grande polêmica no meio cristão protestante dos EUA, pois o Rock era mal visto pelos cristãos conservadores norte-americanos na época. O Petra só ganhou o sucesso e a aceitação depois de quase 8 anos no anonimato. Desde então a banda esteve constantemente na ativa até o fim de 2005, quando Bob Hartman decidiu encerrar as atividades.

Apesar de já ter seguido muitos estilos de Rock, o Petra gravou mais álbuns em estilo Hard rock. Uma característica marcante da banda são suas letras abrangentes, que tratam tanto de crítica social e moral, como de exortação cristã e pregação da crença em Cristo.

Bob Hartman foi o líder e compositor da banda durante os mais de trinta anos na estrada, e o único membro constante.

Tá ae galera. Breve estarei colocando mais, pois são muitos...

Abraços!!!


15 comentários:

  1. Só fera. faltou eu aí. rs

    ResponderExcluir
  2. Falto Jimmy Oliveira ai poxa grande musico rsrs evangelico

    ResponderExcluir
  3. realmente...
    faltou o Téo Dornellas, guitarrista do PG.

    ResponderExcluir
  4. legal so o roger devia ser o segundo

    ResponderExcluir
  5. Faltou tambem o guitarrista do fernandinho...cara muito bom...

    ResponderExcluir
  6. Faltou o Rex Carrol ( Whitecross)
    mario Lollo

    ResponderExcluir
  7. Verdade galera... Estarei atualizando a lista... É que são muitos, o meio gospel tam muita gente boa!!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente tem muito guitarrista bom, mais está

    certo a lista estes são os que tem mais nome no meio gospel e são conhecidos não só no meio gospel. Gino.

    ResponderExcluir
  9. Realmente tem muito guitarrista bom, mais está certo a lista, estes são os que tem mais nome no meio gospel e são conhecidos não só no meio gospel. Gino.

    ResponderExcluir
  10. LEGAL TODOS FERAS ,,,SOU GUITARISTA DA BANDA KADOSHI ,FALTOU CACAU SANTOS O GUITAR DO TALLES ROBERTO E ESTIVESSE VIVO CEZAR MOTA KATEDRAL TOCAVA MUITO,,,VALEU SALSINHA GUITAR

    ResponderExcluir
  11. LEGAL TODOS FERAS ,,,SOU GUITARISTA DA BANDA KADOSHI ,FALTOU CACAU SANTOS O GUITAR DO TALLES ROBERTO E se ESTIVESSE VIVO CEZAR MOTA KATEDRAL TOCAVA MUITO,,,VALEU SALSINHA GUITAR

    ResponderExcluir
  12. Show de bola Salsinha. Valeu pelo comentário. Realmente, o Cézar do Catedral tinha um lugar ae...

    ResponderExcluir
  13. o Cacau santoss éh o caraa hehehehe olha sóh a biografia do kara?? Hehehe musicoo de peso!!

    ResponderExcluir
  14. e o guitarrista da banda khorus?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.