Publicidade

Um estudo interessante - Os endemoniados e a manada de porcos


Texto: Mateus 8:28-34


28 E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.
29 E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
30 E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos.
31 E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
32 E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.
33 Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados.
34 E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos.


O assunto destes sete versículos é profundo e ao mesmo tempo misterioso. A expulsão de demônios é aqui descrita com especial abundância de detalhes. E esta é uma das passagens que lançam uma forte luz sobre este assunto difícil e obscuro.


O texto estabelece uma verdade clara e cristalina: O DIABO EXISTE E É REAL. - Não é um conto de carochinha, é uma terrível verdade que tem sido muito desconsiderada por alguns cristãos.
O texto abre uma reflexão de que existe um espírito invisível sempre próximo de nós, poderoso e cheio de malícia interminável contra nossas almas.
Aliás a Bíblia diz que desde o princípio da criação ele tem-se esforçado por prejudicar o homem. ... até que o Senhor Jesus venha pela segunda vez e o prenda eternamente, o DIABO jamais cessará de tentar e fazer dano na vida do homem.
Fica evidente que nos dias em que o Senhor Jesus estava sobre a terra, o diabo tinha um poder peculiar sobre os corpos de certos homens e mulheres, como também de suas almas. - Nos dias de hoje existe mais dessa possessão demoníaca corporal do que alguns supõe existir, embora em um grau evidentemente menor do que quando Cristo veio em carne.
Porém nunca devemos nos esquecer que o DIABO está sempre bem perto de nós em espírito, e sempre pronto a nos assaltar o coração com tentações.

“Sejam cuidadosos, estejam vigilantes contra os ataques de Satanás, o grande inimigo de vocês. Ele ronda em volta, como um leão faminto, que ruge à procura de alguma vítima para estraçalhar” (1 Pedro 5:8).

Entretanto, o texto nos conscientiza de que o PODER DO DIABO É LIMITADO. - Embora ele seja tão poderoso, existe ALGUEM ainda mais poderoso. Embora seja tão perspicaz e tão determinado em seu intuito de prejudicar-nos, ele só pode agir com permissão!

Esses mesmos versículos nos mostram que os espírito malignos só podem ir de um lugar para outro e causar destruição até ao tempo que lhes foi permitido pelo Senhor dos Senhores. O v. 29 nos diz que os demônios começaram a gritar para JESUS dizendo: “Que quer conosco ó Filho de Deus? O Senhor não tem direito nenhum de nos atormentar ainda” - Na versão antiga: “... Viestes aqui atormentar-nos antes do tempo?”.

Mesmo a petição que fizeram a Jesus nos mostra que eles não podiam causar dano nem mesmo aos porcos, a menos que Jesus, o Filho de Deus, lhes desse permissão: “Manda-nos para a manada dos porcos” suplicaram eles.


Portanto o texto deixa firmemente estabelecido em nossas mentes que NOSSO SENHOR JESUS É O GRANDE LIBERTADOR DO HOMEM DO PODER DO DIABO. - ELE não somente pode “remir-nos de toda iniquidade”, mas também deste “presente mundo mau” e do diabo. A palavra desde a muito foi profetizada que ELE haveria de esmagar a cabeça da serpente!
JESUS começou a esmagar a cabeça da serpente quando nasceu da virgem Maria. ELE triunfou sobre a cabeça da serpente quando morreu na cruz. ELE mostrou o seu total domínio sobre Satanás “curando a todos os oprimidos do diabo” quando estava sobre a terra.
Portanto o nosso grande recurso, em todos os ataques do diabo, é clamarmos ao Senhor Jesus e buscarmos a sua ajuda. ELE pode romper as cadeias que Satanás lança a nossa volta e nos libertar.
ELE pode expulsar qualquer demônio que nos atormente o coração. - Seria realmente uma lástima saber que o diabo existe e está sempre perto de nós, se não soubéssemos que CRISTO, com diz Hebreus 7:25 “pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.


Por fim, não podemos deixar de observar o DOLOROSO MUNDANISMO DOS GADARENOS entre os quais foi operado o milagre da expulsão dos demônios. - Os gadarenos rogaram ao Senhor Jesus “que se retirasse da terra deles”. Eles não se sensibilizaram com nada, a não ser com a perda dos porcos...
Pouco importava que duas pobres criaturas, com duas almas imortais, tivessem sido libertadas da escravidão de Satanás. Para eles também não importava que estivesse ali entre eles alguém muito superior ao Diabo - Jesus o Filho de Deus estava alí!
Os gadarenos não se importaram com nada, senão que a manada de porcos tinha se afogado e que se tinha desfeito a esperança do lucro financeiro. - Na ignorância, os gadarenos consideraram a Jesus como alguém que se colocava entre eles e os seus lucros, .... e desejavam ficar livres de Jesus!
Da mesma maneira meus irmãos, existe um número demasiadamente grande de pessoas como os gadarenos. Há milhares de pessoas que não dão a mínima importância para Jesus ou Satanás, desde que possam ganhar dinheiro e desfrutar um pouco mais das coisas deste mundo.
Que nós possamos estar livres desse espírito! Que possamos sempre vigiar e orar contra esse espírito que muito comum e terrivelmente contagioso e que só traz desgraça para o ser humano. Que possamos nos lembrar que um dia haveremos de enfrentar o julgamento divino e prestar contas de tudo que o Senhor pediu de nós.
E dentro da Igreja existe gadarenos? Esses se incomodaram com a presença de Jesus que não deixariam eles alcançarem seus lucros com os porcos. - Será que dentro da Igreja não existe pessoas incomodadas com valores novos que chegam e os impedem de brilhar com suas soberbas e arrogâncias? (Perdi meu cargo, perdi meu espaço, perdi meu status....)

Pense nisso...

Lembrando que estamos falando de porcos, ao passar por um blog de um amigo meu, vi uma matéria um tanto curiosa.


O PORCO OVELHA

Esta raça de porcos-ovelha já existe há muito tempo e acreditava-se extinta no Reino Unido há 37 anos. Ao que parece os porcos peludos (Lincolnshire Curly Coat) eram famosos por oferecer simultaneamente carne, couro e lã. Por estas vantagens, eles foram exportados para a Hungria durante a primeira metade do século 20, para ajudar aos húngaros a sobreviver aos terríveis frios do inverno. Foram os húngaros que cruzaram os porcos peludos ingleses com a raça Mangalitza, uma raça similar, gerando um tipo novo de porco intermediário de nome Lincolista.


Um fazendeiro inglês estava viajando pela Austrália quando deu de cara com um desses animais perdido numa fazenda. O sujeito comprou 17 desses porcos que viu e levou-os para sua propriedade no Reino unido, (vivendo aventuras incríveis no caminho) onde a sociedade inglesa dos criadores de porcos após analisar as questões genéticas e raciais aceitou considerar a raça do porco ovelha não mais extinta.
A raça Lincolnshire Curly Coat havia sido extinta no Reino Unido porque o mercado cresceu rápido e os porcos dessa raça foram todos comidos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.