Publicidade

Poderia o Sudário de Turim ser real, afinal? Cientistas tentam recriar imagem icônica, mas só podem fazer usando lasers UV

É um enigma que tem dividido os cientistas e crentes durante séculos.
Mas agora, um grupo de cientistas dizem que o Sudário de Turim poderia realmente ser a túnica do enterro de Cristo, apesar de anos de testes provando o contrário.
Usando uma série de experimentos avançados, investigadores italianos dizem que a tecnologia disponível quando foi criado, simplesmente não estava disponível para provável "fakers" - e que a marca na cobertura foi criada por um clarão de luz em comprimentos de ondas curtas.
Cientistas na Itália acreditam que o tipo de tecnologia necessária para criar o Sudário de Turim simplesmente não
estava por perto no momento em que o mesmo foi descoberto

Testes de datação por carbono realizados em 1988 em Oxford, Zurique e Arizona sugeriu que o sudário foi criado em algum momento entre 1260 e 1390.
A pesquisa foi contestada, no entanto, porque havia uma possibilidade de contaminação dos remendos de pano que havia sido costurado na sequência de um incêndio em Chambery, França, em 1532.
Marcas de queimaduras sofridas durante o incêndio são visíveis ao longo das bordas do sudário onde a prata derretida pingava sobre o pano e em uma série de manchas triangulares em ambos os lados da peça.
Teólogos têm sugerido que o sudário, que é armazenado na capela real da Catedral de São João Batista em Turim, foi criado quando Jesus ressuscitou.
Cientistas da Agência Nacional de Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Sustentável tentaram recriar a peça, mas descobriram que poderiam fazê-lo apenas com máquinas avançadas, de acordo com o Daily Telegraph.
Feixes intensos de luz UV foram disparados contra um pedaço de pano, mas quando eles não foram capazes de recriar as marcas no Sudário concluíram que "alguma forma de energia eletromagnética (como um flash de luz no comprimento de onda curta) 'deve ter criado a imagem .

O Professor Paolo Di Lazzaro disse: "Quando se fala em um flash de luz sendo capaz de dar cor uma peça de roupa da mesma forma como o sudário, a discussão inevitavelmente toca em coisas como milagres e ressurreição."
Seu relatório afirma que "A imagem dupla face (frente e verso) de um homem açoitado e crucificado, mal se vê no pano de linho do Sudário de Turim, tem muitas características físicas e químicas que são tão particular que a coloração ... é impossível obter em um laboratório. "
Em vez de oferecer uma explicação não-científica, no entanto, Prof Di Lazzaro continuou: "Nós esperamos que nossos resultados podem abrir um debate filosófico e teológico, mas vamos deixar as conclusões para os especialistas e, finalmente, à consciência dos indivíduos."


A pesquisa foi contestada, no entanto, porque havia uma possibilidade de contaminação dos remendos de pano
que havia sido costurado na sequência de um incêndio em Chambery, França, em 1532

Em 2009, foi alegado que Leonardo da Vinci tinha criado a imagem e poderia até ter sido um auto-retrato.

 Lillian Schwartz, consultor gráfico na School of Visual Arts em Nova York, afirma que a imagem é um auto-retrato, que foi feita usando uma técnica fotográfica bruta.

 Usando exames de computador descobriu que a face no Sudário de Turim e o auto-retrato de Leonardo da Vinci partes as mesmas dimensões.

 No início deste ano uma Italin art expert Luciano Buso sugeriu que o comprimento 14 pés de tecido foi feita por artista medieval Giotto.

fonte: DailyMail

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.