Publicidade

Evangélicos declaram sobre inteligência artificial: a Igreja precisa se engajar

WASHINGTON - Os evangélicos divulgaram uma declaração de princípios sobre inteligência artificial, à medida que o assunto apresenta questões existenciais e teológicas colocadas pela tecnologia emergente.

A declaração, "Inteligência Artificial: Uma Declaração Evangélica de Princípios", que foi lançado quinta-feira pelo Instituto de Investigação da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa, contém 12 artigos tocando em dados e privacidade, a sexualidade, a relação entre a AI ea humanidade, eo futuro da IA ​​e da política pública. O documento enquadra o assunto à luz do Evangelho.

"Os cristãos não devem temer o futuro ou qualquer desenvolvimento tecnológico porque sabemos que Deus é, acima de tudo, soberano sobre a história, e que nada jamais suplantará a imagem de Deus na qual os seres humanos são criados. Reconhecemos que a IA nos permitirá alcançar possibilidades sem precedentes, enquanto reconhece os riscos potenciais colocados pela AI se usados ​​sem sabedoria e cuidado ", diz o preâmbulo da declaração.

"Desejamos equipar a igreja para engajar proativamente no campo da IA, em vez de responder a essas questões depois que elas já afetaram nossas comunidades".

A declaração já recebeu assinaturas de líderes cristãos evangélicos, líderes de universidades cristãs, seminários, igrejas influentes e grupos de defesa. Entre os signatários estão Erick Erickson, editor do Ressurgente; Jim Daly, presidente da Focus on the Family; Matt Chandler, pastor principal da The Village Church em Flower Mound, Texas; e Karen Swallow Prior, professora de inglês na Liberty University.

Em comentários antes de dezenas de pessoas se reunirem, Jason Thacker, Diretor de Criação da ERLC, observou que a inteligência artificial pode ajudar no florescimento humano, mas também pode estar entre as mais graves ameaças à dignidade humana.

"Em nenhum lugar das Escrituras você vê a ferramenta [da tecnologia, AI] sendo condenada por ser má ou má", disse Thacker, que está escrevendo um livro sobre inteligência artificial. "É seres humanos que são maus e pecaminosos e quebrados."

Desenvolver a tecnologia da IA ​​pode ser bom desde que seja utilizada para glorificar a Deus e amar o próximo, com base no entendimento de que cada pessoa humana tem a imagem de Deus, enfatizou.

"O que precisamos são cristãos formados nas Escrituras que estão realmente engajados nessas questões", disse Russell Moore, presidente da ERLC, em entrevista ao The Christian Post, após um painel de discussão e apresentação do comunicado.

"Se os cristãos não estão engajados nessas questões, há um vazio que será preenchido por outra pessoa com alguma outra cosmovisão."

Questionado especificamente sobre a tendência de alguns terem que confundir a inteligência artificial com o transhumanismo e os desafios que surgem de uma ideologia abertamente anti-humana, Moore explicou que ele acolhe as questões que freqüentemente surgem sobre o significado da vida.

"Eu acho que muitas vezes temos pessoas na indústria de tecnologia em comunidades locais onde as igrejas não são capazes de falar com elas ou serem capazes de discipulá-las. Cristãos na indústria de tecnologia falarão sobre solidão, não apenas pessoalmente, mas também apenas em termos de formar uma consciência para pensar em alguns dos projetos em que estão trabalhando porque não têm um ponto de conexão com outros cristãos. "

"Quando vemos alguns dos tipos assustadores de propostas que podem ser feitas em algumas áreas, isso deveria ser um incentivo para sermos mais engajados.

O primeiro artigo da declaração da AI diz em parte: "Nós negamos que qualquer parte da criação, incluindo qualquer forma de tecnologia, deva ser usada para usurpar ou subverter o domínio e mordomia que foi confiado unicamente à humanidade por Deus; nem a tecnologia ser atribuído um nível de identidade humana, valor, dignidade ou agência moral ".

A premissa fundamental do transumanismo, de que a própria consciência pode ser replicada por máquinas, é falha, observou Moore.

"Isso não me preocupa. O que me preocupa é toda uma variedade de outras tecnologias: realidade aumentada, robótica sexual e esse tipo de pergunta que não é abordada."

Doze anos atrás, Moore, como professor, fez um exame final no qual pediu aos alunos de seminário que explorassem como abordariam o compartilhamento do evangelho com uma pessoa que se identificasse como transexual.

"A maioria dos alunos na sala achou que essa era uma pergunta arrogante e hipotética," disse Moore.

"E eu disse, 'não, cada um de vocês estará lutando com essa questão'".

Christopher Benek, pastor presbiteriano e fundador da CoCreatorsTech, elogiou a ERLC por seus esforços, especialmente porque poucas denominações tentam abordar essas questões.

"Minha própria denominação, por exemplo, a PCUSA, derrotou radicalmente uma proposta de emenda para simplesmente estudar questões de IA e automação em nossa Assembléia Geral em St. Louis no último verão. Então, estou feliz em ver igrejas evangélicas se aproximando de muitas os outros não ", Benek observou em um email para CP segunda-feira.

No entanto, ele acredita que o documento é uma "iteração inicial" do que é necessário no momento, que ele não recebe informações dos tecnólogos e tem visão limitada em vários temas.

"Por exemplo, no que diz respeito à automação, o melhor relatório do mundo sobre esta questão, do McKinsey Global Institute, postula que até 2030 haverá 11-22% de desemprego nos Estados Unidos devido à automação. Para dar alguma perspectiva, o desemprego foi de 25% durante a Grande Depressão, com 57% de todas as igrejas dos EUA sendo menos de 100 membros e muitos daqueles que lutam para pagar os pastores atualmente - mesmo uma redução de 11% na doação poderia reduzir o número total de igrejas americanas pela metade. uma década ", disse Benek.

"Se o ERLC e o universal da igreja não enxergarem isso como um problema imediato, então estamos perdendo o barco roboticamente dirigido por assim dizer. As questões que permanecem proeminentes são estas: quando a sociedade precisa mais da igreja no futuro próximo, estaremos preparados para ajudar? Ou ainda estaremos postulando teologicamente os fragmentos do poder eclesiástico? "

Ele concluiu: "Minha oração é que, juntos, tenhamos nos preparado para ajudar os outros como Cristo instruiu."

Fonte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.