Publicidade

Hoje é sexta-feira santa: pare, reflita, ore

Hoje é sexta-feira santa. Centenas de milhões de cristãos em todo o mundo observarão o dia em que Jesus foi pregado na cruz para nos salvar de nossos pecados.

Para muitos, é um dia de jejum. De silêncio. De oração e contemplação. E isso é como deve ser.

Muitos de nós estamos ansiosos pela celebração da Páscoa. Nós somos rápidos demais para passar pela Entrada Triunfal, a Última Ceia e os eventos da Sexta Feira Santa. O único caminho para o domingo é passar, e não por perto, os eventos importantes desta semana, especialmente a Sexta-Feira Santa.

Já o Domingo, não é um talvez para nós, cristãos. Cristo ressuscitou! Ele ressuscitou, de fato. Assim, não entenderemos corretamente nada desde a Criação e a Queda do mundo até o nascimento, a vida, os milagres, as palavras ou a última semana de Jesus Cristo sem que Sua ressurreição tenha sido totalmente visualizada.

Certa vez, Søren Kierkegaard observou que a vida é vivida para a frente e só pode ser entendida de trás para a frente. Ao nos lembrarmos dos eventos da Semana Santa, temos uma vantagem que os primeiros seguidores de Cristo não tiveram. Nós olhamos para trás. Além disso, também temos o benefício de observar a mudança na perspectiva do discípulo de olhar para frente e olhar para trás.

O sermão de Pedro no Pentecostes oferece a primeira exposição clara, voltada para o Espírito Santo, voltada para os eventos da Semana Santa. A frase final desse tour de force retórico em Atos 2 é essa afirmação inequívoca: “Toda a casa de Israel, portanto, tenha certeza de que Deus fez dele o Senhor e Cristo, esse Jesus que vós crucificastes” (Atos 2:36).

Pedro, como o resto dos discípulos e as massas que acolheram Jesus a Jerusalém, não tinha essa perspectiva para frente. Eles esperavam um reino deste mundo, especificamente de Israel. Mesmo enquanto andavam com Jesus após a ressurreição, os discípulos ainda perguntavam: “Você vai restaurar o reino a Israel agora?”

É somente após a ascensão de Cristo que Pedro percebeu que a resposta para essa pergunta é sim e não. Sim, o reino é inaugurado. Não, o reino não está limitado a Israel. Deus o Pai colocou todas as coisas no céu e na terra sob os pés de Jesus Cristo. Seu governo é sobre tudo.

Seu governo foi selado por Sua ressurreição no domingo, mas só veio através de Sua morte vitoriosa sobre a morte naquela Sexta-feira Santa: a Sexta-feira Santa que nos lembramos hoje. Muitos de nós lembraremos disso andando pelas palavras de Jesus da cruz.

Se você não estiver familiarizado com as últimas palavras de Jesus, elas são: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”; “Hoje você estará comigo no Paraíso;” “Eis seu filho / Eis sua mãe”; “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” “Tenho sede;” “Está consumado” e, finalmente: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.

Hoje, encontre algum tempo para orar e meditar sobre Aquele que foi ferido por nossas transgressões, cujo castigo foi o castigo por nossa paz e por cujas feridas somos curados.

Que Deus lhe conceda uma gloriosa celebração da Páscoa. Ele está ressuscitado! De fato.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.