Publicidade

Como posso manter a minha esperança no meio da adversidade?

Mantendo a esperança
Texto: II Coríntios 12:7-10

Introdução:

Você já se sentiu ignorado por Deus? Você já se perguntou por que os outros são abençoados, enquanto o Senhor continua a permitir sofrimento, desilusão e sofrimento em sua vida?
A Escritura registra as histórias de crentes fiéis, que foram capazes de manter sua esperança em meio a circunstâncias dolorosas. O apóstolo Paulo é um exemplo perfeito. Ele conheceu perseguição, espancamentos, julgamentos injustos, prisão e doença, entre outras frustrações. Vamos explorar o que ele descobriu sobre elevar acima da adversidade.

1. A realização na vida não depende de nossas circunstâncias.

A. Uma mudança no cenário nunca vai trazer alegria duradoura. Algumas pessoas acreditam que o contentamento pessoal está ligado às nossas circunstâncias. Consequentemente, quando se tornam frustradas com a vida, elas podem abandonar o trabalho, vender a casa, se divorciar do cônjuge, ou comprar um carro novo. Um pouco mais tarde, elas começam a se sentirem insatisfeitas novamente.
Você já acreditou que uma determinada circunstância lhe traria satisfação, e depois ficou desapontado quando ela chegou e não lhe satisfez? Descreva a situação e como você se sentiu.
A partir desta experiência, o que você aprendeu e como você pode aplicar isso a suas circunstâncias atuais?

B. Paulo descobriu que o “segredo” para o contentamento não era encontrado nas coisas, mas em uma Pessoa (Filipenses 4:11-12). Como crentes, encontramos alegria em nossa relação com o Senhor, e não em nossas circunstâncias.
Que dificuldades fizeram a experiência de Paulo, de acordo com 2 Coríntios 11:24-27?
Depois de ter experimentado tudo isso, por que Paulo diz que ele estava contente? Leia 2 Coríntios 12:10 e Romanos 15:13.

Deus pode nos mostrar como estar satisfeitos, independentemente das nossas circunstâncias, se confiarmos Nele. Quando não encontramos a nossa alegria no Senhor, nós vamos passar a maior parte do nosso tempo tentando melhorar as condições (escapar das provas) em vez de servir a Cristo.

2. A graça de Deus é suficiente durante a adversidade.

A. Paulo descobriu que o poder de Deus é mais evidente quando somos fracos. Deus não removeu o espinho de Paulo. Mas o que o Senhor lhe deu era muito melhor a longo prazo. Deus concedeu a Paulo a graça que ele precisava para suportar seu sofrimento vitoriosamente (2 Coríntios 12:9). A fraqueza nos obriga a depender do poder de Deus.
Alguma vez você já experimentou o poder de Deus num momento em que você tinha pouca força? Se sim, descreva a situação.

B. A graça de Deus é mais que suficiente para qualquer coisa que encontrarmos. Paulo saiu de sua casa e família para plantar igrejas em ambientes hostis, e, como resultado, ele foi perseguido, preso, apedrejado e deixado para morrer. No entanto, de alguma forma ele estava contente.
Em que área da vida você precisa da força de Deus?
Escreva uma oração, pedindo a Deus para lhe mostrar como depender de sua força para superar esta dificuldade ou fraqueza.

3. A chave para avançar na adversidade é vê-la como sofrimento por amor a Cristo.

A. Paulo compreendeu seu propósito na vida, trazer glória a Deus pela pregação do evangelho. Portanto, tudo o que aconteceu com ele no processo de obedecer a Deus foi realmente por causa de Cristo. Ele escreveu:
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas dificuldades, por amor de Cristo, pois quando sou fraco, então, é sou forte” (2 Coríntios 12:10).
Pense em uma dificuldade recente ou decepção em sua vida. De que maneira o ponto anterior lhe dará uma nova perspectiva nessa prova?

B. Como a missão de Paulo na vida, o seu é glorificar a Deus através da propagação do evangelho de Jesus Cristo. Isso não significa necessariamente que você vai servir a Deus em tempo integral vocacionalmente. Mas quando você se torna consumido pelo Seu chamado, tudo terá um novo significado. Você começará a ver todas as facetas da sua vida, incluindo a dor, como um meio através do qual Deus pode trabalhar para trazer outros para ele.
Deus pode optar por atrasar a sua libertação para que Ele possa usar o seu sofrimento por amor a Ele, agora ou no futuro. Que dificuldades você está experimentando atualmente?
Como os outros podem ver Cristo em você por essa situação?

Conclusão:

A graça de Deus é suficiente para o que você está enfrentando. Se você se aproximar Dele, o sofrimento acabará por dar frutos espirituais em sua vida e na vida dos outros. Como parte do plano divino do Pai, você pode experimentar a esperança e a alegria, independentemente das circunstâncias.

Oração:

Pai, quão gratos somos; porque o Senhor nos aceita onde estamos. O Senhor pode usar toda a experiência de nossas vidas. Ensina-nos a encontrar esperança em ti. Faça-nos vasos eficazes através dos quais outros vão encontra-lo como seu Salvador. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Pr. Aldenir Araújo
Fonte: O Pregador Fiel

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.