Publicidade

Três dias com Jonas na barriga do peixe

“Através desta mensagem gostaria de levar você, amado irmão, a meditar na revelação que Deus me concedeu, para que você possa enriquecer sua vida espiritual para com Deus e reavaliar seus conceitos e de como você tem conduzido sua vida e suas atitudes para com o todo poderoso”.

Capitulo 1 :17

Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

Capitulo 2 - 1

E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.

2 E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.


Hoje quero falar de um livro dos mais interessantes. Todos neste livro brilham, exceto Jonas!

Amamos esta história desde pequenos por ser ela tão fácil de entender... um peixe que engole um homem... Depois nada até a praia e cospe o homem! São e salvo.Mas quando ficamos mais velhos, olhamos para a história e aprendemos que ela é tão imensa em seu significado que podemos enxergar Cristo indo até a morte e voltando à vida. O próprio Jonas foi o primeiro profeta Hebreu enviado aos Gentios com uma mensagem. E, indo mais além, Jonas é uma figura da nação Judaica, completa e desesperadamente perdida, enquanto Nínive é uma figura de todo o mundo escutando a mensagem de Deus através de um Judeu!Ele é instruído pelo Senhor a ir à grande cidade Gentia de Nínive, e dizer ao povo que Deus viu toda a sua maldade, e que a cidade seria destruída em 40 dias.Mas Jonas foge do Senhor. Você já fez o mesmo? Você já sentiu necessidade de falar a alguém sobre sua alma e acabou não falando? Será que Deus deixou Jonas fazer o que queria? Sim. Ele deixou que Jonas fosse até o fim, permitindo até que os homens o jogassem no mar. Só existe uma maneira da salvação vir a uma pessoa... por meio da morte (Rm 3:25).

A única medida real e prática de meu apreço pela bondade e misericórdia de Deus para comigo está na medida em que eu, por minha vez, estou preparado para demonstrar bondade e misericórdia para com outros.Muitas vezes nos vemos em situações difíceis e até nos pegamos perguntado o que foi que fizemos, para merecer tamanha provação.


Pois eu te digo:

A DESOBEDIÊNCIA.

1º DIA

No v.5 Jonas relata que as algas enrolaram em sua cabeça.Vemos aqui uma reflexão de Jonas em relembrar de sua atitudes, pois ele estava desesperado e angustiado, achando que iria morrer.* Pois é assim que ficamos quando pecamos, pois sabemos que o salário do pecado é a morte (Rm- 6:23). No primeiro dia Jonas só faz chorar e murmurar, ele não se arrepende (Jr-31:19), ele não havia entendido que precisava se converter. Hoje muitas pessoas ainda estão dentro do peixe, lugar de mau cheiro, de escuridão, de solidão, de medo.Tenho certeza que aquele foi um longo dia para Jonas, não bastasse, peixe não dorme, então ele balançou toda a noite, não podendo dormir nem descansar. É assim a vida do desobediente, um dia de muito desconforto.

2º DIA

No v.7, Jonas diz: Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.Neste momento ele tem que tomar uma atitude pois o peixe continua a nadar e a se alimentar fazendo com que Jonas tenha ainda mais desconforto. O que vejo a luz do Espírito, é que Jonas mesmo no ventre do peixe não é digerido, levando o peixe a um mal estar. Jonas era algo morno no estômago do peixe (Ap-3:16), e teria que ser vomitado, mas então ele começou a orar, pois ele sabia que a oração pode mudar o coração de DEUS (Nm-21:7). Quando estiver em luta, não fique se lamentando, chorando, perdendo tempo em murmurar, mas comece a orar e um terremoto poderá acontecer (At-16:25, 26), e a bíblia nos ensina a orar todo o tempo.Quando Jonas começa a orar ele provoca uma reação estomacal no peixe, que sente vontade de coloca-lo para fora, daí podemos aprender que o diabo não pode com o crente de oração.

3º DIA
No v. 9 O profeta diz: Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei.Jonas agora entendeu o que a rebeldia, a desobediência, pode fazer com um homem, pode leva-lo nos lugares mais fétidos, escuros, e abomináveis. Mas somente tem essa luz, ou seja de pagar o voto que fez al DEUS, creio que possa ser o de pregar a palavra, levar a salvação e ser ferramenta de DEUS. Talvez você também já disse muitas vezes, “eu quero pagar o preço”, mas depois se esqueceu de seu voto, você se tornou um convencido, não um convertido. E por falar em conversão, a verdade é que ela, a conversão, deve acontecer todos os dias em nossas vidas. Volte-se para DEUS, lembre-se de onde caíste (Ap-2:5), arrepende-se.Foi assim que Jonas mudou sua história. Então de repente aquele grande peixe, começa a ter contrações abdominais, e um grande enjôo, não vendo outra saída se não a de ir até a praia para vomitar aquilo que o incomodava.Jonas sai do ventre do peixe agora ainda mais fedorento, seu estado é lastimável, Jonas precisa de um banho, precisa passar pelas águas, e ter um renovo. Água simboliza vida, simboliza Espírito Santo, que é o que nós precisamos.Busque um encontro com o Espírito Santo de Deus, você será outro.

CONCLUSÃO:

Jonas foi sem dúvida um protótipo de pessoas que vivem fugindo das responsabilidades espirituais e ministeriais, e pessoas que acabam por culpar a DEUS pelos seus erros, e desgraças, ele foi um profeta que começou mal, mas o cair é do homem, mas o levantar é de DEUS, vindo a terminar bem, somente pelos dois últimos passos dados dentro do peixe, sendo ORAÇÃO, ARREPENDIMENTO, CONCERTO.Note que o próprio JESUS, faz menção de seu nome, mencionando sua experiência para falar sobre sua morte.Mateus - 12:38,39,40.Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal..Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas;.Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.“Ainda hoje existe um peixe grande, com um estomago fedorento e escuro, para se preciso for te levar ao arrependimento e concerto com DEUS, aprenda com Jonas e volte ao primeiro amor”.

Pr. Alexandre Augusto






E aproveitando este maravilhoso estudo, olha só esse curioso record brasileiro... é um grande peixe, não???





O RankBrasil homologou o “Maior Peixe Capturado em Pesque-Pague”, e agora apresenta a seus leitores uma VERDADEIRA história de pescador.


Divino Vicente da Silva mora em Goiania – GO é apaixonado por pescaria e para ele pescar funciona como esporte, passatempo, tranqüilizante, lazer, enfim, tudo de bom. Já pescou em vários rios da região de Goiás e no Pantanal Mato-grossense.


Um dos lugares que Divino mais gosta de freqüentar em seus momentos de sossego é o Pesque-Pague dos Amigos, na cidade de Caldas Novas.


O pesque-pague tem várias espécies de peixes, Piau Três Listras, Pacu Caranha, Traíra, Pintado, Pirarara e muitos outros, até então o maior peixe pescado no local era da espécie Pirarara de 22 kg.Mas com muita habilidade e cinco anos dedicados a arte da pescaria, Divino capturou no Pesque-Pague dos Amigos um Tambaqui de 37 kg, isso mesmo, 37 kg e 1,08 m de comprimento.


O equipamento utilizado para essa façanha Divino faz questão de mencionar, “eu usei vara Yamato 30 60 LB, carretilha Brisa 8000, linha Ekilon Carbon Master XT 0,37 e anzol Gamakatsu 4/0 sem fisga”.


Muitos de vocês devem estar imaginando o que foi feito desse peixe. Mesmo Divino sendo proprietário de um restaurante, Fogão Caipira, o peixe não foi assado não! Foi transferido, vivo, para o Acquapesqueiro São Bento, Nova Veneza – GO, e já está arrebentando várias linhas por lá.Divino como todo bom pescador deixa um recado, “leve muito a sério a frase: ta nervoso vá pescar!


Depois que comecei adquiri uma calma incrível, tranqüilidade, equilíbrio, tentem vocês também”.


Fonte

.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.