Publicidade

O Lagarto "Jesus"

Enquanto caminhar sobre as águas é uma prerrogativa apenas do Senhor Jesus e de Pedro(Mateus 14-22:36), correr sobre a superfície da água é algo aparentemente surreal, mas que está ao alcance de certos animais.

O animal que melhor pratica esta arte é um lagarto, que consegue percorrer grandes distâncias sobre a água. Veja só que impressionante:




Não é atoa que este animal ganhou o apelido de “Lagarto Jesus”. Mas a pergunta é: Será possível que um ser humano consiga fazer isso?

O lagarto é uma animal leve e a tensão superficial do meio líquido, somado a mutações genéticas ao longo de milênios nas patas do lagarto fizeram com que ele conseguisse desenvolver um movimento de quadril excepcional e pisar de modo a durar muito tempo sobre a água, sem afundar.




Eu não estou certo sobre a viabilidade desse video. Me parece que seria necessário disparar a uma grande velocidade para obter tanta resistência ao ponto de conseguir vencer uma distância superior a três ou quatro passos. E se isso for verdade, quanto maior e mais pesada a pessoa, mais rápido ela teria que se deslocar para evitar que afundasse. No video acima, pudemos ver os experimentos de um grupo de rapazes que estão obcecados com a ideia de correr sobre a água. Eles dizem que estão gradualmente desenvolvendo os fundamentos da técnica de corrida sobre a água e esperam que isso venha a se tornar um esporte reconhecido algum dia.

Se o video não for fake, algo bastante provável nestes tempos de audiência a qualquer preço, não duvido que correr na água venha a se tornar um esporte reconhecido e até quem sabe, olímpico.

Segundo eles, o grande segredo é que o cara não poderia correr em linha reta, mas sim numa curva suave. O ângulo da passada e a velocidade afetam diretamente a capacidade de percorrer distâncias sobre a água. Os tênis foram especialmente desenvolvidos para gerar repulsão no meio líquido.

Eu só não entendo como que a redução do impulso não ocorre de forma mais acentuada no video. Não acredito que eles consigam obter resistência suficiente para impulsionar a passada. O lagarto consegue isso porque ao pisar ele atinge a água com uma área bem maior que apenas as pontas dos dedos. Isso amplia a área de ação da pisada, aumentando bastante o empuxo, além do que o animal é muito leve e pequeno, o que tira proveito da tensão superficial.

Não creio que um tênis, por melhor que seja seu material e design consiga se comparar com o efeito mecânico na pisada do lagarto. A menos que quem esteja calçando seja o Messias.

Mas se não é real, como eles fazem isso? Seriam cabos invisíveis sustentando os caras? Na verdade, há uma forma efetiva de fazer isso que ninguém menos que o famoso “Mister M” ensinou.



Obs: Não estou dizendo que o video dos caras correndo na água é fake. Pode ser fake, pode ser só um viral pra vender tênis, mas também pode não ser.

Retirado do Blog MundoGump

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.