Publicidade

A incrível manga com chifres

Já ouviram a expressão:
_ É o cão chupando manga???

Seria essa, a manga que o cão chupa?





Frutas foram colhidas em quintal da casa de morador de Pimenta Bueno.

Município produziu 9 toneladas de manga em 2009, de acordo com IBGE.

A colheita de mangas com formatos diferentes do comum tem chamado a atenção de habitantes de Pimenta Bueno, no interior de Rondônia. Encontradas no quintal da casa de um morador, as frutas desenvolveram uma espécie de "chifre".


As mangas foram fotogradas nesta semana por Omégeni Ramos, de 34 anos, que nasceu em Pimenta Bueno e trabalha como jornalista há 4 anos no "Correio Pimentense". "Ligaram para avisar e cheguei lá correndo. O rapaz que ficou com a manga tem uma loja de moto e as pessoas vão até lá só para ver a fruta", diz ele.

Segundo Ramos, a manga que mais chamou a atenção tinha dois "chifres", mas outras frutas de um "chifre" só também estavam na mesma árvore. "Havia mais umas 6 com um 'chifre' só. Tirei foto e peguei uma pra mim. Quero dar um jeito de guardar para depois colocar em algum museu, mas manga, mesmo se você congelar, ela estraga do mesmo jeito", diz.

“Existem situações anômalas que acontecem com vegetais, que pode ter origem genética. Também há situações em que o vegetal, como uma medida de resistência mecânica, cria uma espécie de chifre para se proteger contra ovos de pragas", explica Hermes Santos Filho, fitopatologista da Embrapa Mandioca e Fruticultura, sediada em Cruz das Almas (BA). "Isso pode ser uma coisa totalmente nova e desconhecida. Nunca vi isso antes", diz, em relação ao caso de Pimenta Bueno.


A aproximadamente 480 quilômetros da capital, Porto Velho, o município tem cerca de 33 mil habitantes, segundo dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de manga no município rendeu 9 toneladas do produto em 2009, segundo o IBGE. A colheita da fruta fica atrás da produção de banana, cacau, goiaba, limão, mamão, tangerina, maracujá, palmito e laranja.

Fonte: GloboAmazonia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.