Publicidade

Aprendendo ainda mais com a formiga.

Na palavra de Deus aprendemos muito com esses pequenos insetos. Agora aprender sobre construção, só aqui no GospelRio mesmo!

Provérbios 6:6-11
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.

Elas são conhecidas por sua natureza laboriosa. Mas a formiga humilde e ao mesmo tempo sofisticada, com sua casa, tomada de habilidades, deixou algumas das mais brilhantes mentes científicas no temor das criaturas minúsculas.

Pesquisadores descobriram a vastas colônias subterrâneas, onde até sete milhões de insetos vivos têm os seus próprios poços de ventilação.

Acredita-se que o "ar condicionado" ajuda as formigas a terem um delicado jardim, com  fungos que alimentam os seus filhotes, através desta "técnica de ventilação".



Trabalhadores rígidos: As colônias de formigas subterrâneas
são muito complexas, elas ainda possuem poços de ventilação

Durante anos os cientistas vêm tentando entender como as formigas foram capazes de manter seus ninhos na temperatura certa para permitir que o fungo viesse a crescer ... até agora.
 Uma nova pesquisa mostrou que os insetos fazem torres especialmentes construídas, que ventilam os ninhos para o crescimento ideal.

De acordo com um estudo publicado no "Jornal Comportamento do Inseto", as formigas cuidadosamente criam as torres com paredes altamente porosas, que permite o fluxo de ar através das câmaras.

Já se sabia que as formigas construíam as torres, mas este estudo é o primeiro a revelar como elas fazem isso.

Sofisticado: Os cientistas não poderiam trabalhar como as formigas,
na temperatura certa ... até agora
Uma equipe de pesquisadores foi a uma colônia de formigas-cortadeiras para testar suas técnicas de construção do ninho com uma gama de diferentes materiais.
 As formigas, foram dadas argila, areia grossa e areia fina, e os cientistas regularmente alteraram a quantidade do material, despejando água sobre elas para simular a chuva, segundo a BBC.
 A Líder do estudo, Dr. Marcela Cosarinksy, de Buenos Aires 'Museu de Ciências Naturais disse à BBC: "Quando [as formigas] terminam uma torre, analisamos a disposição dos materiais de construção com o microscópio.
 "As formigas constroem as torres pelo empilhamento de grãos de areia e pequenas bolas de barro que elas moldam com suas garras."
 Quando os poros desmoronam sob a água, e as paredes ficam em perigo, imediatamente as formigas operárias removem os materiais e levantam novamente a parede da torre.
 Os cientistas disseram que a pesquisa confirmou que as torres de ventilação eram "estruturas construídas", em oposição a terra escavada, uma técnica usada por outras espécies de formigas.

Veja o vídeo:


GospelRio Também é cultura!

Fonte

2 comentários:

  1. Olá Thiago, pude dar uma olhada no seu blog e ele é realmente muito interessante, com muitas informações sobre o mundo cristão. sempre vou ficar a espera das atualizações dele.
    Deus te abençoe!
    inspiracoesdivinas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rafael. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.