Publicidade

Você acha a sua igreja fria? Então conheça a igreja de gelo

Desculpem queridos leitores do GR, mas não consegui evitar a piadinha no título acima... rsrsrs

Tudo está pronto em Mitterfirmiansreut, na região da Baviera, Alemanha, para o projeto de erigir o maior prédio de neve que se tem notícia. Os moradores dessa aldeia da Baviera, perto da fronteira com a República Checa, entendem ser uma homenagem aos seus antepassados, que fizeram a mesma coisa 100 anos atrás.

Depois de concluída, a igreja acomodará até 190 pessoas sentadas. A planta está pronta, o salão de culto terá 26 metros de comprimento e 6,5 metros de altura, com uma torre central de 17 metros de altura. Dentro do templo haverá esculturas, um altar e bancos – tudo feito de gelo. No total, serão necessários 1.400 metros cúbicos de neve.

Embora a igreja de neve não tenha começado a ser erguida, já existem dezenas de pedidos de reserva para casamentos e batismos. Durante os últimos dois anos Bernd Stiefvater, 45, tem trabalhado arduamente nessa obra, juntamente com seus amigos. Cerca de 200 pessoas já se voluntariaram e estão prontas para por a “mão no gelo” e construi-la.

Stiefvater explica que essa igreja de neve servirá como uma lembrança de um episódio curioso da história local. No início do século 20, quem vivia na aldeia remota da montanha de Mitterfirmiansreut precisava caminhar cerca de 90 minutos até a cidade vizinha de Mauth, se quisesse ir ao culto de domingo. Desejosos de ter uma igreja própria, os moradores decidiram fazer um protesto inusitado no Natal de 1911. Construíram uma igreja toda feita de neve.

“Para mim, esta história comovente mostra como as pessoas de fé podem conseguir qualquer coisa”, diz Stiefvater. Ele deseja que a nova versão da igreja de neve honre a dedicação dos que viveram ali 100 anos atrás. O planejamento e a construção da igreja vão custar cerca de € 100.000 (250.000 reais). O dinheiro virá da doação de patrocinadores da região e os idealizadores da obra esperam ganhar o apoio financeiro de um programa cultural da União Europeia.

A primeira igreja luterana totalmente de neve foi planejada pelo arquiteto Alfons Doeringer. ”Nada neste projeto é normal. Não seguimos os padrões as normas de prédios comuns”, diz ele. Os projetos para a complexa obra exigiu a colaboração de engenheiros estruturais. O arquiteto está muito consciente dos riscos existentes: “Sabemos que é uma grande quantidade de neve e que as pessoas ficarão dentro dela por horas. Trabalharemos com toda calma e segurança”.

O arquiteto diz que antes que a construção possa começar será necessário acumular uns 20 centímetros de neve no local. A inauguração está prevista para 17 de dezembro. Haverá shows e cultos comemorativos na igreja, além de uma exposição de escultura de gelo entre 22 e 28 de janeiro, além do tradicional mercado de artesanatos dia 12 de fevereiro.

Desde o início houve um grande interesse pelo projeto, diz Stiefvater, e rapidamente vários grupos turísticos se registraram para visitar a igreja, o que irá aquecer o comércio na cidade. Mas e se não cair neve o suficiente em Mitterfirmiansreut neste inverno?

“Isso é muito improvável”, explica Stiefvater. ”Mas se for assim, teremos de esperar para construir nossa igreja somente no próximo inverno”.

Traduzido e Adaptado por Gospel Prime de Spiegel

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.